Um pouco por todo o mundo, e em especial a Ilga Internacional, tem em curso uma petiçao para que o dia 17 de Maio seja declarado o Dia Mundial Contra a Homofobia.
Este dia já é assinalado em algumas cidades por todo o mundo, mas a intenção é que este seja reconhecido a nível internacional e passe a fazer parte dos calendários de comemorações um pouco por todo o planeta para que haja um reconhecimento internacional da população Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero.
De acordo com uma opinião largamente difundida em países ocidentais, a homossexualidade seria hoje mais livre que nunca: visível e presente por toda a parte, na rua, nos jornais, na televisão, no cinema. Há quem julgue até que a homossexualidade é hoje completamente aceite, face a recentes progressos legislativos nesses países. E se algumas alterações continuam a ser necessárias para eliminar as derradeiras discriminações, várias pessoas parecem considerar que a evolução das mentalidades é uma simples questão de tempo - o tempo tido como necessário para levar a bom termo um movimento de fundo lançado já há algumas décadas. Mais informações no site da Ilga Portugal