quarta-feira, 12 de março de 2008

Presidente da FIFA pede para jogadores gays assumirem

O universo machista do futebol foi estremecido pelo pedido do presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol) para que os jogadores gays assumam sua homossexualidade. Joseph S. Blatter fez um pedido em recente entrevista dizendo que os jogadores devem parar de esconder a sua orientação sexual.

Blatter citou o exemplo das jogadoras do futebol feminino que declaram a sua homossexualidade e vivem em harmonia com o desporto. Ele disse que os jogadores homens deviam aprender com as suas companheiras de profissão e não ter medo de se alienar ou ficar preso entre quatro paredes.

"Existem jogadores de futebol gays, mas eles não declaram isso porque acham que não serão aceites nessas organizações machistas (clubes)" disse Blatter. "Veja as mulheres do futebol: a homossexualidade é mais popular entre elas" acrescentou.

O único jogador profissional gay que assumiu a sua homossexualidade foi Justin Fashanu que jogou pelo clube Nottingham Forests, da cidade de Norwich, no Reino Unido. O atleta acabou por se suicidar em 1996 por motivos desconhecidos. Em 2001, a Associação Britânica de Futebol mudou a legislação e inseriu penalidades para a discriminação movida pela orientação sexual.