terça-feira, 18 de março de 2008

California pode implementar o primeiro feriado gay

A California pode ser o primeiro estado dos EUA a ter um feriado comemorando uma pessoa abertamente gay.

O parlamentar Mark Leno de San Francisco anunciou a intenção dde apresentar um projecto de lei que reconheça formalmente os esforços do pioneiros dos direitos civis, Harvey Milk.

A lei, se for aprovada, estabelecerá como feriado estatal o dia 22 de Maio, data de nascimento de Milk.

Em 1977, quando foi eleito para integrar a Junta de Supervisores de San Francisco, Milk transformou-se oficialmente no primeiro gay eleito numa das mais importantes cidades dos EUA . Milk e o Mayor George Moscone foram assasinados em San Francisco a 27 de Novembro de 1978.
Harvey Milk foi um verdadeiro heroi americano”, declarou Mark Leno. “Ele deu a esperanza a toda uma geração de gays e lesbicas cujos direitos e liberdades basicas lhes tinham sido negadas. A sua história é a nossa história e um dia em sua honra servirá para preservar o seu legado durante as proximas gerações”.

O projecto de lei proclamará o dia 22 de Maio como o “Dia Harvey Milk” e juntar-se-á aos outros feriados estatais da California.

“O “Dia Harvey Milk” servirá como um forum para gerar consciencia sobre o trabalho de Milk com o objectivo de extender os direitos humanos a todas as pessoas e demonstrar que cada individuo posui a habilidade de criar uma mudança significativa na sociedade, no nosso país e no mundo” acrescentou Leno.

O projecto de lei conta com o apoio de Quality California, a organização de direitos civis da comunidade LGBT mais importante do estado.

“É do conhecimento publico que Milk pos em risco a sua segurança pessoal e finalmente deu a vida porque acreditava que viver abertamente como uma pessoa gay ajudaria a conseguir a igualdade para gays, lesbicas, bisexuais e transexuais dos EUA”, comentou o Director Executivo de Equality California, Geoff Kors. "A sua liderança modificou a percepção das pessoas e abriu o caminho para todas as conquistas sociais dos ultimos 30 anos”.

O anúncio de Leno coincide com o momento em que o realizador Gus Van Sant está a filmar a biografia de Milk em San Francisco, protagonizada por Sean Penn.

Noticia @ 365gay.com traducida por GayAlentejo.tk