quarta-feira, 7 de maio de 2008

Portugal homofóbo


De acordo com a pesquisa apresentada ontem, cerca de 70% dos portugueses consideram as relações entre pessoas do mesmo sexo erradas, número que aponta para uma sociedade homofóbica. Segundo Sofia Aboim, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal ainda é um país homofóbico. "As mentalidades ainda não estão muito abertas à aceitação da homossexualidade", diz, referindo-se ao alto número de desaprovação a este tipo de relação.
A pesquisa, que desejava classificar as relações entre pessoas do mesmo sexo como 'totalmente erradas' ou 'raramente erradas', foi realizada entre 3643 pessoas, de 16 a 65 anos de idade. Os homens foram mais críticos em relação à homosexualidade masculina, com 58,9% de desaprovação. E em relação à homossexualidade feminina, o índice de desaprovação entre os homens baixou para 53,9%. Sofia atribui este dado a uma "masculinidade tradicional e homofóbica - as lésbicas são vistas como muito mais inócuas em termos de masculinidade".
Apesar do alto índice de desaprovação, há, entre as mulheres, maior concordância na avaliação. Quer sejam entre homens ou entre muheres, 40% das entrevistadas acreditam que as relações são totalmente erradas."Estava à espera de algum conservadorismo, mas também esperava valores mais baixos nas gerações mais novas", diz a pesquisadora. Sofia acrescenta que em uma pesquisa semelhante realizada na França, 80% dos jovens demonstraram boa aceitação para as relações entre pessoas do mesmo sexo. Entre a população portuguesa de 18 a 24 anos, este número desce para 53%.