quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Queer as folk - Diferentes como nós



Queer as Folk é o nome de duas séries televisivas dramáticas de sucesso, criados por Russell T. Davies. O nome do seriado é uma brincadeira com um ditado inglês, de "ninguém é tão estranho como nós" ("nobody is so weird as folk"), para "ninguém é tão bicha como nós" ("nobody is so queer as folk").

A série original começou a ser produzido em 1999 pelo Red Production Company para o canal aberto Chanell 4 do Reino Unido. Contava os conflitos diários de três homens gays vivendo em Manchester. Em Portugal esta serie foi exibida não por completo pela 2:.

A serie foi adaptada numa co-produção EUA/Canada e começou a ser transmitido em 2000 nos canais de televisão a cabo Showtime (EUA) e Showcase (Canada). Contava a história de cinco homens gays e uma casal de lésbicas que viviam em Pittsburgh (Pensilvania, EUA). Houve algumas diferenças óbvias entre as duas series: primeiro na quantidade de personagens e tramas principais, segundo nas cenas de nudez (devido ao fato de que o segundo era transmitido em canais de televisão a cabo, e o primeiro não).
Esta série é um marco na luta dos direitos LGBT, pois investe em uma trama sem cunho pornográfico ou apelativo, mostrado homossexuais como pessoas normais , vivendo em seu dia-a-dia. As dificuldades e conquistas desta comunidade são brilhantemente retratadas nesta série.

Em Portugal, a série foi exibida pelo canal generalista nacional TVI, dando à hora da madrugada. Infelizmente, os DVDs da série não foram lançados nos dois países.