domingo, 24 de fevereiro de 2008

Caracóis e Ostras

Hoje é a grande noite dos óscares em Hollywood, uma noite de glamour que desde 1929 premeia através da Academia das Artes cinematográficas os melhores filmes, alguns deles que abordam de forma mais directa ou disfarçadamente a temática homossexual.

Depois de um período em que nos estúdios os homossexuais não tinham porque esconder-se e eram estrelas, a politica dos EUA fez com que os gays, lésbicas e transexuais desaparecessem dos grandes écrans, resumindo-se papeis triviais e menos honrosos. Até chegar ao Brokeback Mountain, ao Trusman Capote ou Transamerica muitos foram os filmes que marcaram a história dos óscares.

Espartaco (1960) de Stanley Kubrick, foi um desses filmes tendo ganho 4 óscares: Actor secundário (Peter Ustinov), Direcção Artística, Fotografia e Vestuário; foi ainda nomeado nas categorias de Melhor Montagem e Banda Sonora.

Das várias produções sobre a Antiga Roma esta foi a que mais êxito alcançou para gáudio de todos os gays que viam nelas a possibilidade de verem os seus actores exibindo os seus músculos. De notar que este filme sofreu a censura da época, tendo sido retirada a cena protagonizada por Laurence Olivier e Tony Curts, sobre ostras e caracóis.

(De forma a ser perceptível e porque apenas o encontramos em espanhol deixamos-vos essa versão).