terça-feira, 13 de novembro de 2007

Novela "Duas Caras" da Globo/SIC com personagem gay



Mais uma vez são as novelas da Globo que trazem até aos ecrãs da televisão portuguesa a temática GLBT (Gay, Lesbica, Bissexual e Transgenero). No Brasil criou-se mais uma vez o alvoroço no sentido de explicar, analisar, interpretar, criticar e aceitar a questão da homossexualidade no meio social.




Agora é a vez de Bernardinho personagem de 'Duas Caras', interpretado pelo actor Thiago Mendonça que evita falar com seus pais sobre a sua homossexualidade, talvez pela dificuldade que a família tem de entender a opção sexual dos filhos, ou até mesmo pelos parâmetros moralistas que impedem os seres humanos de esperarem que seu filho seja gay.
É um momento de ruptura, com certeza. Pois o sonho vivido pelos pais de terem um filho “homem” que jogará futebol com o pai, que irá coçar os tomates e assobiar quando uma menina passar, ou aquela velha opinião formada sobre que as meninas têm que gostar de bonecas e brincar às casinha, vai por água abaixo. Há uma situação dialógica no sentido de que os pais ficam em dois âmbitos: o de agirem como seres convencionais e machistas, ou como pais que realmente se preocupam com os filhos e com esse momento vivido por eles. É preciso sim, abrir um canal de discussão em torno disso, até mesmo pela família ser a base estrutural da vida de qualquer ser humano. Reinventar-se e reestruturar-se são as palavras chaves. Aceitar um filho ou uma filha com orientação sexual gay, não é realmente fácil para o pai que sempre esperou por um filho nos padrões ditos normais. No entanto, é necessário viver esse momento com sabedoria e respeitar a individualidade de cada um. Ter a oportunidade de dialogar é importantíssimo nessa situação, para ambos. Assumires-te como tu és, é imprescindível, pois só assim terás libertação.




Não há nada melhor no mundo do que SERES quem realmente ÉS, perante qualquer indivíduo, pois esse acto sublime significa ter a oportunidade de VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ.



Por Alexandro Soares