domingo, 11 de novembro de 2007

Bandeira Gay





Com quase 30 anos a bandeira gay (ou Rainbow Flag) foi criada por Gilbert Baker que recentemente a recrioucom um novo design para o símbolo mundial do activismo. Agora ela volta a ter oito cores.


O designer apresentou a primeira bandeira - que logo se tornou símbolo do movimento gay - em 1978 na Parada de São Francisco. Na verdade, o projeto da bandeira original, já tinha 8 cores, mas na hora de a fabricar, o rosa, foi abandonado, por ser uma cor cara para impressão. No ano seguinte, o índigo foi retirado para que a bandeira tivesse número de cores par e assim pudesse ser dividida durante a parada.



A bandeira de 6 cores tomou o mundo e hoje serve de sinal em bares e casas nocturnas que aceitam gays e lésbicas sem restrições. Também é um item indispensável em qualquer manifestação pró direitos humanos GLBT.




Cada cor tem um significado: o vermelho é a vida, o laranja o poder, amarelo é a luz, o verde a natureza, o azul a arte e o violeta o espírito. Na nova versão, a primeira cor - antes do vermelho - será o rosa significando a sexualidade e por último - depois do violeta - o índigo que significa harmonia.



Os gays ‘bears’, por exemplo, usam o preto, o cinza e o laranja, enquanto os "leather" usam uma bandeira associada ao movimento BDSM, criada por Henry Laster em 1989 aquando da eleição do Mr. Leather Internacional. Está composta por 9 linhas horizontais de igual dimensão. De cima para baixo alternam faixas pretas com azul escuro, sendo a do meio branca. No quadrante superior esquerdo encontra-se um grande coração vermelho.