quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A OUTRA MARGEM




Um "travesti" que perdeu o gosto pela vida é confrontado com a alegria de viver de um adolescente com síndrome de Down. Filme que pretende iluminar e exibir a humana normalidade dos "anormais", A Outra Margem propõe uma ponte de compreensão entre as duas margens.






FICHA TÉCNICA
Título: A Outra Margem
Título original: A Outra Margem
Realizador: Luís Filipe Rocha
Elenco: Filipe Duarte, Maria João Luís, Tomás de Almeida, Maria d'Aires, Sara Graça, Pompeu José, Teresa Faria, Francisco Brás e Santos Manuel
Classificação: M/12
Ano: 2007
País: Portugal
Género: Drama
Cor: Cores
Prémios: Filipe Duarte e Tomás de Almeida receberam, em ex aequo, de melhor Actor no Festival de Montreal

Veja o Trealer aqui



ENTREVISTA DD/LUSA





O actor Filipe Duarte, protagonista em "A outra margem", que estreia dia 25, encarna um homossexual e travesti desencantado com a vida, um papel exigente através do qual tentou escapar a lugares-comuns, disse à agência Lusa.
Em "A outra margem", filme de Luís Filipe Rocha, Filipe Duarte, de 34 anos, interpreta o papel de Ricardo/Vanessa Blue, que perde a vontade de viver depois do seu companheiro se ter suicidado.
Em entrevista à Lusa, Filipe Duarte explicou que encarou esta personagem da mesma forma que aceitou todos os outros papéis da sua carreira, mas este valeu-lhe o prémio de melhor actor, em ex-eaquo com o actor Tomás Almeida, no Festival de Montreal, no Canadá.
Para ser Ricardo e Vanessa Blue, Filipe Duarte contou com a colaboração de Fernando Santos, travesti profissional, que o ajudou ao nível físico e sentimental.
"Foi uma ajuda primordial e um gozo muito grande sentir que tinha algum tempo para chegar mais fundo e não fazer uma imitação", sublinhou Filipe Duarte.
Durante um mês de ensaios e trabalho na Comuna com Fernando Santos, Filipe Duarte aprendeu a ser Ricardo.
"Ele [Fernando Santos] foi muito exigente e sempre me disse que tinha que acreditar naquilo que estava a fazer", recorda Filipe Duarte, que participou no filme em 2006.
Em "A outra margem", Filipe Duarte contracena com Maria d´Aires (irmã), Tomás Almeida, o seu sobrinho, Horácio Manuel (pai) e Sara Graça (ex-noiva).
É com Tomás de Almeida, jovem actor do grupo Crinabel e portador de trissomia 21, que Filipe Duarte tem algumas das cenas mais comoventes do filme, nos momentos em que a sua personagem recupera a alegria de viver nos contactos com o sobrinho Vasco.
Filipe Duarte diz que estava com algum receio em saber como a personagem Ricardo iria sair: "Fizemos umas primeiras filmagens em Amarante, voltei para Lisboa, fiz mais um ensaios e no momento de voltar a filmar saiu a Vanessa Blue".
"Mas saiu a partir do Ricardo", sublinha Filipe Duarte.
Filipe Duarte chega a "A outra margem" com um sólido percurso no cinema, onde se destacam as particiapções em "A Costa dos murmúrios", de Margarida Cardoso, "Um tiro no escuro", de Leonel Vieira, ou "O milagre segundo Salomé", de Mário Barroso.
Actualmente a participar no filme "Entre os Dedos", de Tiago Guedes e Frederico Serra, Filipe Duarte conta ainda com trabalhos em televisão, entre os quais as séries "A Ferreirinha" e "João Semana".